Conheça os carros que podem aparecer no nosso país nos próximos anos
Tesla é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia norte americana, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. Foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning, em San Carlos, Califórnia. O seu nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla.
A última grande novidade da Tesla, foi o Model S 2021. O carro ganhou uma atualização, permitindo um alcance de 840 km (quilômetros) de autonomia. É uma distância enorme, o que permite que o Model S 2021 vá de São Paulo ao Rio de Janeiro e retorne ainda com alguns quilômetros de energia. Embora por fora continue o mesmo de 2016, por dentro, o sedã de luxo da Tesla mudou muito.
O painel recebeu uma nova disposição das telas, com a multimídia vertical substituída por uma tela horizontal de 17 polegadas e com serviço de TV por assinatura embutido. O cluster ficou menor, medindo agora 12,3 polegadas, mas o que chama atenção mesmo é o volante, cortado pela metade e lembrando um manche. Sem deixar de lado o minimalismo, o Tesla Model S 2021 frustra quem gosta de apertar botões. Para ampliar o entretenimento, que agora tem tela com cores mais vivas e alta resolução, a marca de Elon Musk adicionou uma tela digital de 8 polegadas entre os bancos para atender os passageiros que estão no banco traseiro. A bordo, agora há um segundo carregador indutivo para smartphones, bem como, um processador potente com 10 teraflops para rodar jogos pesados no interior do carro, inclusive com controles sem fio.
O Model S 2021 tem ainda novo teto solar panorâmico, o filtro de partículas atmosféricas HEPA, capaz de barrar o vírus da Covid-19, bancos climatizados na frente e atrás, além de ar condicionado trio zone. Na versão Plaid+, o sedã elétrico tem mais de 1.100 cv (cavalos) e aceleração de 0 a 96 km/h (quilômetros por hora) em 1,99s (segundo). O Model S Plaid+ tem velocidade final de 320 km/h, o que o mantém como principal rival dos sedãs de luxo. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com Elon Musk, dono da Tesla e os rumores de que a marca poderia estar chegando ao Brasil aumentaram consideravelmente. Segundo o ministro das comunicações, o objetivo do encontro foi discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro. SpaceX, empresa de transporte espacial do homem mais rico do mundo, teve autorização da Anatel em janeiro para operar no país. Porém, o encontro deixa os fãs da marca empolgados, já que a tendência nos próximos anos é que os carros elétricos dominem o mercado mundial.