Proporcionar experiências inesquecíveis pela gastronomia tipicamente alemã, assim é a Oktoberfest. Uma festa que se destaca pelos pratos e cervejas que aguçam o paladar
No nosso país é comum vermos várias culturas e tradições diferentes, no sul não é diferente. A Oktoberfest de Blumenau é um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade de Blumenau (SC), durante o mês de outubro. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Em alemão, oktober significa outubro, e fest, festa ou festival. Para essa época do ano, muitas cervejarias vêm se preparando para o Oktober Fest. Carlos Felde, idealizador e um dos sócios da Cervejaria Neterus, conta um pouco como surgiu a ideia de produzir sua própria cerveja. “A Neterus propriamente dita tem origem nos neteres, no Antigo Egito é o termo que se refere a deus e que no nosso caso, buscamos a essência dos deuses egípcios para criar cervejas únicas baseadas o mais próximo possível das receitas milenares, afinal a cerveja é uma criação egípcia de mais de 5 mil anos e para cada cerveja, temos um neter, um deus egípcio que é o guardião da essência genuína de uma cerveja pura, artesanal e genuinamente ancestral.”
A Neterus é uma cervejaria que tem em suas cervejas, características multiculturais. “Desde os meus 16 anos, comecei a fazer cervejas no seminário e aprendi com os padres da igreja católica; fazíamos muitas cervejas trapistas para a quaresma, datas comemorativas e também consumo rotineiro dos religiosos, aprendi lá e peguei gosto e continuo perpetuando o conhecimento que tive. Estamos tendo êxitos, sempre tive paixão na degustação, e verdadeiramente aprecio, tive a oportunidade de tomar cervejas típicas de cada Estado do Brasil, América Latina e norte América”, completa Carlos. A Neterus também está se preparando para o Oktober Fest desse ano, a cervejaria pretende levar amostras para inserir as marcas e o conceito e também aferir a grande aceitação do público
Outra cervejaria que é bem conhecida na região metropolitana de Curitiba é a Klein. Henrique Klein, dono do estabelecimento, conta sobre o diferencial da sua cerveja. “Acredito que o nosso diferencial são as características na produção, nosso cliente busca um produto com qualidade, refrescância e com um sabor de quero mais, que faz o nosso cliente sempre optar pela nossa cerveja.”
O processo de aplicação da Cervejaria Klein começa no campo, com o produtor tendo uma boa plantação de cevada, depois uma boa malteação e alguns métodos especiais que vem da Europa e dos EUA (Estados Unidos da América). “Hoje a Cervejaria Klein fabrica dezesseis estilos diferentes de cervejas, porém, nossos carros-chefes são: Pilsen, IPA a Rock, Ipa Session e a American Pay Way”, enaltece Henrique Klein.
No Comments