Jiu-Jitsu: A ARTE SUAVE

Sua origem, como quase todas as artes marciais antigas, teve principal ambiente de desenvolvimento e refino nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão

O Jiu-Jitsu é uma modalidade marcial e esporte de combate. No Brasil começou a ser desenvolvido pela família Gracie. Com a criação de golpes e movimentos próprios, o Jiu-Jitsu (após o judô) tomou forma e se tornou conhecido no mundo, nos anos 90, por meio dos torneios de luta Vale Tudo e MMA (Artes Marciais Mistas).

A principal regra do Jiu-Jitsu é aquela que imobiliza o oponente. O duelo pode ser ganho através de vantagens, com os pontos conquistados pelos golpes inseridos no adversário, e a finalização, que seria o nocaute. A luta acaba por finalização quando o adversário desiste por meio de três tapinhas no corpo do opositor.

Como na maioria dos esportes amadores, as dificuldades que o Jiu-Jitsu encontra são o apoio financeiro e a falta de divulgação. Um atleta pode ganhar a vida dando aula e competindo, mas aí ele precisa se desdobrar participando em torneios de Vale Tudo e MMA. Rogério Tavares, ex-jornalista da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), formado em direito e bi-campeão mundial de Jiu-Jitsu, contou o caminho seguido até o título. “Comecei a praticar o jiu-jitsu, porque desde os 6 anos de idade fazia judô. Somente aos 28 anos é que me encontrei Com o Jiu-Jitsu”, revela Rogério.

O ex-jornalista da RPC ainda conta qual o sentimento de ser campeão mundial de Jiu-Jitsu. “A sensação de ser um campeão mundial é surreal. É difícil até de explicar. É uma das melhores sensações que já senti na minha vida. Disputar um campeonato, fazer cinco lutas e no fim ganhar todas, é um momento incrível”, lembra com nostalgia o campeão

Previous PostHumorista de sucesso
Next PostTradição ALEMÃ

No Comments

Leave a Reply